Quando desistir da faculdade pode.

“Mom, I always told you I’d come back and get my degree.” Mark Zuckerberg

A vida, nossas experiências e nossos negócios nos ensinam muito mais do que alguns cursos de faculdade. Mas são poucas as pessoas que podem encontrar, na desistência de um curso superior, a solução para manter o foco total em sua atividade promissora.

Foi assim para Bill Gates e agora para Mark Zuckerberg, que pelo reconhecimento público de suas competências, retornaram a Harvard para receber seus títulos Honoris Causa.
Parabenizo-o pelo diploma tão sonhado pelos seus pais e espero que esse exemplo sirva de incentivo aos nossos jovens para criarem uma mentalidade empreendedora de sucesso e não apenas de optar pelo “fácil” caminho da desistência de um curso superior, o que, infelizmente, tem sido muito comum nos dias de hoje.

MARK ZUCKERBERG · QUINTA, 25 DE MAIO DE 2017

Leia seu discurso na íntegra:

Presidente Faust, Conselho de Supervisores, professores, ex-alunos, amigos, pais orgulhosos, membros do conselho de administração e graduados da maior universidade do mundo,

Estou honrado por estar com você hoje, porque, vamos enfrentá-lo, você realizou algo que eu nunca poderia. Se eu passar por este discurso, será a primeira vez que eu terminar algo em Harvard. Classe de 2017, parabéns!

Eu sou um falante improvável, não apenas porque eu abandonei, mas porque estamos tecnicamente na mesma geração. Nós caminhamos este quintal menos de uma década distante, estudamos as mesmas idéias e dormimos com as mesmas conferências de Ec10. Podemos ter tomado diferentes caminhos para chegar aqui, especialmente se você veio todo o caminho a partir do Quad, mas hoje eu quero compartilhar o que eu aprendi sobre a nossa geração e o mundo que estamos construindo juntos.

Mas primeiro, o último par de dias trouxe de volta um monte de boas lembranças.

Quantos de vocês se lembram exatamente do que estavam fazendo quando receberam esse e-mail dizendo que entraram em Harvard? Eu estava jogando Civilization e eu corri para baixo, tenho o meu pai, e por algum motivo, sua reação foi para vídeo me abrir o e-mail. Isso poderia ter sido um vídeo muito triste. Juro que entrar em Harvard ainda é a coisa que meus pais estão mais orgulhosos de mim.

E a sua primeira aula em Harvard? O meu foi com a incrível Harry Lewis. Eu estava atrasado assim que eu joguei em uma t-shirt e não realizei até que mais tarde estava para dentro para fora e para trás com minha etiqueta que fura para fora a parte dianteira. Eu não conseguia entender por que ninguém iria falar comigo – exceto um cara, KX Jin, ele simplesmente foi com ele. Nós terminamos fazendo nossos conjuntos de problemas juntos, e agora ele dirige uma grande parte do Facebook. E isso, classe de 2017, é porque você deve ser agradável para as pessoas.

Mas minha melhor lembrança de Harvard foi encontrar Priscilla. Eu tinha acabado de lançar esta facção Facemash site, e o conselho de publicidade queria “me ver”. Todo mundo pensou que eu ia ser expulso. Meus pais vieram me ajudar a arrumar. Meus amigos me jogaram uma festa indo embora. Por sorte, Priscilla estava naquela festa com sua amiga. Nós nos encontramos na fila para o banheiro no Pfoho Belltower, e no que deve ser uma das linhas românticas de todos os tempos, eu disse: “Eu vou ser expulso em três dias, então precisamos ir em uma data rapidamente .”

Na verdade, qualquer um de vocês se formando pode usar essa linha.

Eu não acabar sendo expulso – eu fiz isso para mim. Priscilla e eu começamos a namorar. E, você sabe, esse filme fez parecer que Facemash era tão importante para criar o Facebook. Não foi. Mas sem Facemash eu não teria conhecido Priscilla, e ela é a pessoa mais importante na minha vida, então você poderia dizer que foi a coisa mais importante que eu construí no meu tempo aqui.

Nós todos começamos amizades ao longo da vida aqui, e alguns de nós até mesmo famílias. É por isso que estou muito grato a este lugar. Obrigado, Harvard.

Hoje eu quero falar sobre o propósito. Mas eu não estou aqui para lhe dar o começo padrão sobre encontrar seu propósito. Nós somos milenários. Vamos tentar fazê-lo instintivamente. Em vez disso, estou aqui para lhe dizer que encontrar o seu propósito não é suficiente. O desafio para nossa geração é criar um mundo onde todos tenham um senso de propósito.

Uma das minhas histórias favoritas é quando John F Kennedy visitou o centro espacial da NASA, ele viu um zelador carregando uma vassoura e ele se aproximou e perguntou o que estava fazendo. O zelador respondeu: “Senhor Presidente, estou ajudando a colocar um homem na lua”.

O propósito é a sensação de que somos parte de algo maior do que nós mesmos, que somos necessários, que temos algo melhor à frente para trabalhar. Propósito é o que cria a verdadeira felicidade.

Você está se formando em um momento em que isso é especialmente importante. Quando nossos pais se formaram, a finalidade veio de seu trabalho, sua igreja, sua comunidade. Mas hoje, a tecnologia ea automação estão eliminando muitos trabalhos. A participação em comunidades está em declínio. Muitas pessoas se sentem desconectadas e deprimidas, e estão tentando preencher um vazio.

Como eu viajei ao redor, eu me sentei com crianças em detenção juvenil e viciados em opiáceos, que me disse que suas vidas poderiam ter resultado diferente se eles tinham apenas algo para fazer, um programa depois da escola ou algum lugar para ir. Eu conheci trabalhadores de fábrica que sabem que seus velhos trabalhos não estão voltando e estão tentando encontrar seu lugar.

Para manter nossa sociedade avançando, temos um desafio geracional – não só criar novos empregos, mas criar um sentido renovado de propósito.

Lembro-me da noite em que lancei o Facebook do meu pequeno dormitório em Kirkland House. Eu fui a Noch com meu amigo KX. Lembro-me de dizer-lhe que estava animado para ligar a comunidade de Harvard, mas um dia alguém ligaria o mundo inteiro.

A coisa é, nunca sequer me ocorreu que alguém poderia ser nós. Éramos apenas faculdade. Nós não sabíamos nada sobre isso. Havia todas essas grandes empresas de tecnologia com recursos. Eu apenas assumi que um deles faria isso. Mas essa idéia foi tão clara para nós – que todas as pessoas querem se conectar.”


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.