fies 2019

Inscrição para NOVO FIES 2019, o financiamento estudantil do Governo.

Eu sou Ivan Trigueirinho do canal BeBack!

Antes de mais nada, eu peço que se inscreva no meu canal do Youtube e acompanhe vídeos que visam ajudar o estudante na árdua tarefa de conseguir conciliar os seus estudos com a dificuldade de pagar pelas mensalidades escolares.

Bom, já vamos para o 3º período de inscrição desse NOVO FIES e acabo de estudar o Edital nº 1 de 2/1/2019 referente às regras desse novo processo seletivo e observei, que não houveram grandes alterações, basicamente, apenas uma maior agilidade na contratação do P-FIES, que é uma das modalidades do NOVO FIES que atende famílias que tenham renda um pouco acima da exigida para o FIES tradicional.

fies 2019
FIES 2019

As inscrições para concorrer a uma vaga do FIES, para o 1º semestre de 2019, deverão ser realizadas, exclusivamente pela internet no site http://fies.mec.gov.br no período entre 5 e 12 de fevereiro de 2019. Este é o site que consta no edital, apesar de ser diferente do costumeiro http://fiesselecao.mec.gov.br

Caso você tenha dificuldade de acesso à internet, as instituições de ensino superior – IES – são obrigadas a manter terminais para o cadastramento dos interessados em seus campi.

A divulgação do resultado da pré-seleção, será no dia 18/02/2019, felizmente, um mês mais cedo do que ocorrido no 1º semestre do ano passado.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o FIES, nas suas três modalidades, inclusive o P-FIES, assista a outros vídeos que já gravei sobre esse importante programa de financiamento estudantil nessa playtlist que criei.

Resumidamente, para você concorrer a um vaga do FIES, você precisa:

  1. ter renda per capita mensal de até 3SM para o FIES ou até 5SM para o p-FIES;
  2. ter feito alguma edição do ENEM a partir de 2010 e ter tirado média acima de 450 pontos e,
  3. Não ter zerado na redação do ENEM;

A classificação do FIES na modalidade I, se dará pelos alunos que tiverem as melhores notas do ENEM; para o P-FIES, apesar da mídia estar dizendo que ela será por ordem de inscrição, o que deixou candidatos que não têm internet rápida preocupados, o item 2.1 do Edital, não diz isso; ele fala que se houver maior número de interessados do que vagas, também haverá a classificação por ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no ENEM.

Não acredito que isso será grande problema, pois a mudança neste processo seletivo, se deu justamente porque a contratação de vagas no P-FIES ficou bastante abaixo do que era esperado no semestre anterior. A grande concorrência ocorre mesmo é no FIES tradicional, o da modalidade I.

Se você for um dos classificados do FIES na modalidade I, deverá complementar a sua inscrição para a contratação do financiamento no sistema do FIES, no site http://fies.mec.gov.br  do dia 19 a 25 de fevereiro de 2019 e só depois comparecer à CPSA da sua faculdade para comprovar as informações prestadas e ao banco para finalizar o contrato.

Se a classificação for para o P-FIES, modalidades II e III do FIES, não será necessário complementar as informações, bastará ir direito à CPSA da faculdade antes de ir ao banco.

Sugiro que tenha atenção aos juros ou taxas que serão cobradas no P-FIES, pois essa modalidade será financiada através de AFOCs, agentes financeiros operados de crédito, e apesar que no semestre anterior também ofereceram juros zero, não quer dizer que neste semestre também será assim, até porque, até os banco públicos buscam retorno no financiamento.

Conforme citei em vídeo anterior sobre o P-FIES, que você pode assistir clicando no cartão acima, se os juros no semestre anterior foram zero ou mesmo com taxas acessíveis, só pode ter sido porque as faculdades assumiram parte do retorno do banco.

Alguns dos inscritos do meu canal, no semestre anterior, haviam sido convocados para o P-FIES mas não quiserem e depois foram chamados para o FIES na lista de espera. Confesso que não sei se foi esse um dos motivos da mudança neste processo e se será viável alguém chamado para o P-FIES, depois conseguir o FIES ou mesmo, quem não conseguir o FIES se terá chance de contratar o P-FIES que no semestre anterior, basicamente só foi oferecido pelo PRAVALER da Ideal Invest.

O FIES é um importante instrumento para incluir alunos de baixa renda no Ensino Superior, se você for um dos beneficiados, e estiver dentro das condições da sua família, não deixe de aproveitar essa oportunidade.

Assim, compartilhe este post com seus colegas e ajude na divulgação do meu blog.

Um grande abraço e até o próximo post.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.