É exigido fiador para contratar o NOVO FIES?

Existe uma confusão sobre a obrigação de fiador para contratar esse importante financiamento estudantil, principalmente porque alguns alunos podem utilizar o Fundo Garantidor ao invés de apresentar o fiador e outros não.

O que é o fundo garantidor do FIES?

Fundo garantidor é um fundo constituído com recursos das próprias instituições de ensino para permitir que famílias de baixa renda possam contratar o NOVO FIES sem a obrigação de conseguir fiador para avalizar o contrato.

As Instituições de Ensino Superior (IES): faculdades, universidades e centros universitários são obrigadas a fazer aportes, de acordo com o tempo que aderiram ao programa, valores entre 10 e 25% dos seus recebíveis, para poder oferecer a você a oportunidade de usar o fundo garantidor ao invés da apresentação do fiador.

Quem pode usar o fundo garantidor?

Quem pode utilizar o Fundo Garantidor são os estudantes que as famílias tenham renda bruta mensal per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo ou as famílias que estejam cadastradas no CadÚnico, o cadastro único para programas sociais do Governo.

Basicamente, são apenas essas que estarão dispensadas do fiador no FIES modalidade 1, aquele mais tradicional.

Muitos estudantes também querem saber o que é o P-FIES e se precisam de fiador nessa modalidade, para isso, tenho esse vídeo acima que explica direitinho as diferenças entre os FIES nas modalidades 1 e o P-FIEs nas modalidades 2 e 3.

Quem precisa apresentar fiador no FIES?

Como você puderam ler, infelizmente não é todo mundo que foi contemplado no FIES, mesmo o tradicional da modalidade 1 que está dispensado do fiador porque, apesar dessa forma de FIES ser estendido às famílias que ganham até 3 (três) salários mínimos per capita, só podem utilizar o Fundo Garantidor as que ganham até 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita.

Portanto, se não estiver enquadrado nas condições acima, SIM, você precisará apresentar um fiador que tenha idoneidade cadastral, que não tem o nome no SCPC ou nome no SERASA, que não seja o cônjuge do estudante, não pode ser estrangeiro e também não pode ser algum outro estudante que faça parte do FIES, CREDUC (crédito educativo bem antigo) ou P-FIES.

Qual é a renda que o fiador precisa ter para o FIES?

Além das condições mencionadas acima, o fiador terá que ter renda comprovada de até duas vezes o valor da mensalidade do curso a ser financiado no FIES. Se tiver dificuldade na renda exigida, você poderá apresentar até 2 fiadores para compor a renda esperada.

E alunos do Prouni precisam de fiador para o FIES?

Apesar de muita gente dizer que não, a Lei é clara e diz que se você não tiver renda para utilizar o Fundo Garantidor, deverá apresentar sim, mas há uma diferença, a renda exigida do fiador será de pelo menos uma vez a mensalidade da faculdade, então exigência é um pouco menor para quem faz parte do PROUNI.

Precisa de fiador para o P-FIES?

O P-FIES, que são as modalidades 2 e 3 do FIES, oferecido para famílias que tenham renda mensal per capita de até 5(cinco) salários mínimos o Governo deixou a exigência à cargo dos bancos que financiam o P-FIES, que são: o Pravaler, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia e alguns outros bancos, portanto a exigência do fiador e as regras vão depender deles.

Conclusão:

Quem precisa? quem não precisa? eu recebo muitos comentários em minhas redes sociais, que falam: “nossa mas eu tô tendo muita informação desencontrada, tem gente que fala que precisa e tem gente que fala que não precisa.”

Bom, vocês que estão buscando informações têm que verificar as fontes. Há muita informação de mais de um ano e meio atrás, quando não eram as regras atuais do NOVO FIES e também, mesmo vídeos super recentes, de pessoas ou empresas que geraram o conteúdo, baseando-se em informações desatualizadas, que podem prejudicar muito quem está em busca da informação precisa

Assim, recomendo que vocês verifiquem, além da data da postagem do vídeo, também os comentários, pois felizmente, há pessoas que alertam os produtores de que a informação não está precisa. Cuidado!

Voltando e para resumir, o fiador é exigido sim pra quem tem renda mensal per capita acima de um e meio salário mínimo e se você tiver menos do que isso você poderá sim, utilizar o fundo garantidor, tá bom?

Acredito que essa dúvida tenha sido sanada e aproveito para pedir para vocês se inscreverem no meu canal do Youtube aonde tenho muitos outros vídeos que visam ajudar o estudante na árdua tarefa de conseguir conciliar os seus estudos com a dificuldade de pagar as mensalidades escolares.

Um grande abraço.

Ivan Trigueirinho
[email protected]


    3 replies to "Fiador para o FIES?"

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.