Nunca é tarde para ingressar na Faculdade

A maioria dos universitários emenda o ingresso no Ensino Superior com a conclusão do Ensino Médio e esse curto hiato de tempo, muitas vezes, faz com que a escolha seja prematura e a pouca maturidade do adolescente faz com o seu aproveitamento possa não ser dos melhores, principalmente, pela falta de experiência no mundo corporativo o conteúdo das aulas não seja contextualizado o que dificulta o aprendizado.

Atualmente a grande maioria dos universitários está na faixa etária entre 18-24 anos e são do grupo chamado de jovem-adulto.

Por outro lado, qualquer professor universitário pode observar como o interesse e participação daqueles que ingressam nas faculdades acima dessa idade é perceptível. Talvez até, quanto maior a idade e, consequentemente, experiência de vida, faça com que o aproveitamento seja maior. É fácil encontrar coordenadores e professores orgulhosos de seus alunos mais experientes.


Inspirei-me para isso, ao observar o entusiasmo e paixão que minha mãe, professora formada no antigo curso de magistério, demonstrava durante sua graduação em Pedagogia, quando decidiu ingressar numa universidade com mais de 50 anos de idade. A experiência profissional dela, dentro e fora de uma sala de aula, permitia com que ela absorvesse totalmente o conteúdo e enxergasse além do currículo e aprendendo mais e mais



Ivan Trigueirinho

Se você tem mais de 24 anos não deixe de atender a essa 2ª Chamada clicando no link

arrow
continue

 

 


    2 replies to "Nunca é tarde para ingressar na Faculdade"

    • Guilherme M.

      Sou do Rio Grande do Sul.
      Tenho 37 anos de idade, e ainda estou cursando graduação. Não sei quando vou me formar, pois trabalho em uma repartição pública 8 horas por dia e não tenho como fazer todas as cadeiras dos semestres. Ou seja, tomo uma canseira.
      Fiz cinco vestibulares na Universidade Federal do RS, e passei em três. O primeiro que eu fui aprovado, foi para licenciatura em Matemática, em 2002. Fiquei “patinando” nas disciplinas até 2010, quando cheguei à conclusão de que não era aquilo que eu queria. Aí, resolvi tentar a Contabilidade. Passei no vestibular para esse curso em 2011. Fiquei levando “aos trancos e barrancos”, sem poder cursar todas as disciplinas dos semestres porque elas são oferecidas em poucos horários. Tive de parar um tempo a faculdade por questões pessoais e financeiras, até que resolvi retomar em 2017. Estou no meio do curso, entre o quarto e o quinto semestres. Vou me formar provavelmente quando chegar aos 40 anos ou mais. Com certeza, serão bem mais de quatro anos de universidade, que é o tempo padrão. Se agora com quase 40 eu estou meio desmotivado para concluir a graduação, que dirá quando eu for fazer pós-graduação? Eu terei quase 50 anos, e como irei exercer? Além disso, estou com dificuldades financeiras.

      • ivantrig

        Olá Guilherme,
        37 anos é está tão preocupado assim? Há muitos exemplos de indivíduos que tiveram muito sucesso tardio, vários com mais de 50 anos.
        Enquanto trabalhei em universidade, cansei de observar a quantidade de alunos com mais idade que tinham aproveitamento absurdamente bom pois, além de maior maturidade, tinham mais experiência de vida profissional e pessoal que permitia que o ensino era mais contextualizado.
        Seu depoimento confirma o que defendo, a importância de uma bom trabalho de orientação profissional que teria lhe economizado tempo e recursos nas escolhas equivocadas que, aparentemente, você fez.
        Vou gravar um video sobre esse assunto e essas suas aflicções, increva-se no meu canal do youtube.com/volteaosestudos e sabia quando for publicado, pois tenho certeza que te ajudar. Assista também essa playlist que tem 3 vídeos que podem te motivar a seguir em frente: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiNfnWJDzIQy-iPnrdDiemH45NaWyR0pr

        Obrigado pelo seu comentário e sucesso pra você, nos estudos e na vida profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.