Bolsas de estudo, Crédito Educativo e Financiamento Estudantil em Faculdades

Você acredita que só consegue ingressar numa boa faculdade se alguém de lá lhe oferecer uma Bolsa de Estudo?

Trabalho na área da Educação há 30 anos, sendo destes, quase 20 no Ensino Superior, talvez por esta minha experiência, muita gente me procura para que eu os ajude a conseguir uma bolsa de estudos.

Se eu pude ajudar alguém, não foi por ser meu amigo, meu conhecido ou por acreditar que realmente aquela pessoa precisasse, mas sim porque eu conhecia programas de bolsas de estudo, facilidades de pagamentos oferecidas ou regras de algumas Instituições que poderiam se encaixar nas condições daquele aluno.

Por isso resolvi criar este post para ajudar os universitários na árdua tarefa de conseguir conciliar seus estudos com a dificuldade de pagar pelas mensalidades escolares.

Opções disponíveis no mercado:

  • Financiamento Estudantil Público – NOVO FIES e P-FIES;
  • Crédito Educativo Privados;
  • Crédito Estudantil das próprias Instituições de Ensino;
  • Programas de Bolsas restituíveis;
  • Bolsa de Estudo por baixa renda da família;
  • Bolsa de Estudo por necessidade financeira;
  • Bolsa por mérito de notas;
  • Bolsa por idade;
  • Desconto em mensalidades por ser atleta e
  • outras opções

Portanto, como todas as Faculdades, Universidades, Centro Universitários e Colégios procuram divulgar amplamente seus programas para facilitar o ingresso em suas escolas de novos alunos, a dica é simples, se você busca facilidade para conseguir pagar por suas mensalidades escolares, visitem o site das Instituições de Ensino que vocês adorariam ingressar, leiam de cabo a rabo todas as páginas relativas a esse assunto e também as campanhas publicitárias dessas escolas à véspera dos seus vestibulares e processos seletivos.

Algumas Instituições, além de vários programas oferecidos, também oferecem incentivos especiais para quem ingresse no primeiro Vestibular oferecido

Não é regra mas, normalmente, as Instituições que maior número de alunos, costumam ser aquelas que oferecem maiores opções de bolsas de estudo ou facilidades pois essa ajuda é fundamental para permitirem com que um maior número de alunos consiga ingressar em seu quadro de alunos.

Cultura do Brasil versus Estados Unidos

O Brasileiro não tem cultura de financiar por seus estudos, talvez por não ser um bem tangível, mas essa cultura do Financiamento Estudantil é muito forte nas Universidades dos Estados Unidos, ali conhecido como Financial Aid e assista a trecho dessa entrevista com Eric Schmidt, ex- CEO da Google que atribui ao Financiamento Estudantil, principalmente do Governo, o motivo pelo qual as Universidades Americanas estarem 50 anos à frente de muitas outras do mundo.

Espero que este post possa ajudar aqueles que estão buscando por ajuda e sugiro que, aqui nos comentários, cada um de vocês possam contribuir com os programas e benefícios que vocês encontraram e foram beneficiados em suas escolas.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.