NOVO FIES e a novidade P-FIES

Mais um período de inscrições para o Financiamento Estudantil do governo, o NOVO FIES

Eu sou Ivan Trigueirinho, do canal Be Back e por mais de 10 anos fui presidente de CPSA, a comissão permanente de seleção e acompanhamento do FIES onde vivenciei, desde o período de menor oferta de vagas até o de maior abundância.

Neste ano foi criado o NOVO FIES e muitas mudanças surgiram. Estou estudando as portarias e os decretos para entender os detalhes mais interessantes dessa mudança e, em breve, postarei outros vídeos, para isso, assine o meu canal do youtube para ficar por dentro de todos os detalhes.

Cronograma do FIES 2º sem/2018

  • As inscrições para concorrer ao FIES e ao P-FIES a partir do 2ºsemestre/18, começará no dia 16/7/18 e irá até 22/7. PRORROGADAS ATÉ 24/7
  • Divulgação dos resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies e do P-Fies será em 27/7/2018 (ATENÇÃO: Resultado FIES liberado aqui )
  • Complementação da inscrição 27 a 31 de julhono Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na chamada única da modalidade Fies (NOVO PRAZO 1 a 3/8)

 

Como funciona o Novo FIES

O NOVO FIES divide o programa em três modalidades, futuramente farei um vídeo explicando os detalhes da cada uma, mas antecipo que aquele FIES que estão mais acostumados é o da Modalidade 1, o qual possibilitará juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos e, se a renda per capita for de até 1,5 salário mínimo, ao invés de apresentar fiador, o candidato poderá se utilizar do Fundo Garantidor do FIES.

As outras duas modalidades, são denominadas P-FIES (programa FIES) e tenho grandes dúvidas da eficiência, pois dependerá de uma série de fatores e, dependendo das garantias do Financiamento, o juros oferecidos por bancos particulares, não serem viáveis para famílias com até 5SM per capita.

Além da taxa de juros a ser cobrada e das exigências para liberação de crédito do financiamento estudantil, acredito que a necessidade de um convênio com o agente financeiro pode ser uma complicação.

 

O que é necessário para você concorrer ao FIES?


O interessado deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010 e tirado nota maior ou igual a 450 pontos e não ter zerado a redação. Leia mais…
  • Ter renda per capita familiar de 3 a 5 SM;
  • Que o curso a ser financiado tenha conceito positivo perante ao MEC, nota maior ou igual a 3 numa escala até 5;
  • A IES – Instituição de Ensino Superior ter oferecido vaga de seus cursos para o FIES;
  • e na modalidade do P-FIES, a IES ter feito um convênio com algum Banco, chamado como AFOCs (agente financeiro operador de crédito)

*Os primeiros estudantes a serem chamados serão aqueles com melhor colocação nesses critérios.

 

Inscrição FIES aqui

 

Como disse Erik Schmidt, ex-CEO da Google, ele atribui ao investimento do Governo norte americano em Educação, incluindo o Financiamento pelo Governo como um dos fatores das universidades americanas estarem 50 anos à frente de muitas outras do mundo; eu não tenho dúvida da importância deste instrumento de acesso

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.