Um arrependimento frequente de alguns universitários?

Um alerta aos alunos que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.

Dados do Censo do Ensino Superior publicado pelo MEC apontam que quase 75% dos alunos matriculados no Ensino Superior, equivalente a mais de 5.000.000 de alunos, frequentam Instituições particulares.

Imaginem então quantos desses tem dificuldade em pagar pelas mensalidades. Obviamente, há essa preocupação das famílias enquanto seus filhos frequentam o Ensino Médio, mas há um detalhe que nem sempre é observado nesse momento.

Pelo menos, há várias alternativas que Instituições particulares oferecem aos vestibulandos para viabilizar o acesso deles ao ensino superior. Uma das mais importantes é o FIES – Financiamento Estudantil oferecido pelo Governo Federal.

Apesar do Governo recentemente ter restringido bastante a oferta de novas vagas e os juros não sejam tão atrativos como há pouco tempo, ainda podemos dizer que são juros baixos e uma excelente alternativa para aqueles que não tem condição de pagar as mensalidades da instituição desejada.

Atualmente, no ano de 2016, os financiamentos concedidos com recursos do Fies, têm taxa de juros de 6,5% ao ano, praticamente o mesmo juros que são pagos por investidores em caderneta de poupança.

Bom, e o que todos esses dados tem a ver com o título deste post?

Vamos lá, durante muito anos fui presidente da CPSA – comissão permanente de seleção e acompanhamento do FIES – de uma grande universidade e por muitas vezes vi alunos, que talvez o FIES fosse uma das únicas alternativas para concluir o tão desejado curso superior, que atenderiam todas as condições necessárias para contratar os FIES, se tivessem realizado a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, pois desde a criação do novo FIES, passou a ser exigido que o interessado também tenha realizado a prova do ENEM, e mais recentemente, exigida média acima de 450 pontos e redação com nota acima de zero.

Os 3 principais motivos de alunos do Ensino Médio não realizarem o ENEM:

  • O estudante não tinha interesse nas faculdades que ofereciam vagas através do ENEM;
  • O aluno não via nenhuma necessidade de ficar por dois dias e várias horas realizando a prova que ele não dava nenhuma importância ou,
  • O aluno havia perdido o prazo de inscrição.

Restava a esses, além da lamentação, fazer o possível para conseguir pagar as mensalidades do primeiro ano da faculdade e muitas vezes também o semestre seguinte para que houvesse tempo dele se inscrever no próximo ENEM e ter sua nota divulgada.

Portanto, vai meu alerta. NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO ENEM, nunca se sabe se um dia você precisará desta nota. Há excelentes faculdades particulares que são conveniadas com o FIES e talvez você ou sua família nem soubesse dessa exigência.

Não seja mais um que a se lamentar.

Se quiser saber um pouco mais sobre o FIES, acesse aqui.

Espero que esta informação tenha sido útil.

Se gostou clique em curtir, compartilhe o post e inscreva-se neste canal para acompanhar as minhas próximas publicações.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.