ENDOWMENT – Bolsas de Estudos

O Partido Novo tem um problema: quer devolver 4 milhões de reais recebidos do Fundo partidário, mas não sabe como.

Rejeitam essa quantia porque são recursos tirados dos contribuintes para financiar campanhas de partidos políticos que poderiam ser investidos em saúde ou educação.

Não basta simplesmente devolver porque esses recursos seriam redistribuídos aos demais partidos.

Baseado no que acredito e que trabalho para divulgar, desde programas de bolsas de estudo, passando por crédito educativo, financiamento estudantil, FIES, programa de bolsas restituíveis até convênios entre empresas e instituições de ensino, eu tenho a minha sugestão ao Amoedo e ao seu partido novo.

Sugiro que, com esses recursos, criem um fundo de Endowment, que é um fundo constituído por recursos de pessoas físicas e jurídicas, muito utilizados em universidades americanas, para oferecer bolsa de manutenção para alunos, que necessitam e que fazem por merecer, para ajudar nos seus desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, do país.

O ideia de um fundo endowment para oferecer bolsas de estudo é simples. Aporta-se ao fundo recursos que deverão buscar a melhor rentabilidade possível e apenas o valor rentabilizado é oferecido aos estudantes.

Com esses 4 milhões de reais, se obtiverem rentabilidade de 10% ao ano, o partido novo teria 400 mil reais por ano para oferecer bolsas de estudo de manutenção através desse conceito de Endowment que, apesar de não fazer parte da cultural nacional, acredito que poderá crescer no futuro, principalmente baseado no conceito de responsabilidade social que egressos de bolsas faculdades terão após concluir que a educação que tiveram foram responsáveis pelo seu sucesso ou de suas empresas.

Esse fundo de endowment também poderá servir de protótipo para substituição no NOVO FIES, pois bem oferecido, não terá a obrigação do aluno financiado pelo FIES, ter que pagar o financiamento mas sim, conscientizado pelo benefício recebido, aportar recursos ao fundo de endowment para ajudar novos alunos e assim, com novas contribuições, ao tirar sempre o excedente para oferecer as bolsas de estudos de permanência, o fundo não perderá seu valor real.

Esse fundo de endowment, pode também ter um modelo que eu acredito; não apenas pagando pelas mensalidades da faculdade, mas conseguindo descontos sobre essa parte, fazendo com que os recursos sejam otimizados e quem sabe, conseguir que a própria faculdade ou universidade seja umas das contribuidoras do Endowment.

Ou seja, a faculdade abriria mão de parte dos recebíveis para ajudar o programa, como já faz hoje com o novo FIES por serem parceiros do fundo garantidor.

Com essa ideia, a sociedade poderia verificar se o partido novo realmente pratica os valores que tanto anunciam, como:

  1. para quem eles oferecerão as bolsas;
  2. por que eles oferecerão as bolsas de estudo;
  3. para quais Instituições oferecerão os recursos;
  4. qual modelo de parcerias farão com as escolas e
  5. se são competentes para gerir recursos institucionais.

Acredito que essa é a melhor forma de devolver esses recursos à sociedade pois, terão um papel social e, através da educação, desenvolver indivíduos socioeconomicamente, no lugar do Estado incompetente e com recursos que hoje rejeitam.


    2 replies to "endowment"

    • Ricardo Costola

      Acha que já não foi pensado nisso? Não podemos usar o dinheiro pra financiar nada, nem instituição de caridade pq se caracteriza como possível compra de voto.
      Ajudem a mudar as leis pra que possamos pelo menos devolver ao Tesouro Nacional

    • Eduardo Castelo

      interessante, não sabia desse tipo de bolsa de estudo

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.