Enfim saiu o resultado do FIES e também do P-FIES

Como muitos de vocês devem ter observado em meu Canal BeBack! aonde posto muitos vídeos sobre o FIES e P-FIES, estudo toda a Lesgilação para levar a vocês informação mais precisa e completa possível.

E hoje, estão chovendo dúvidas sobre como funciona o P-FIES e também se vale a pena.

As regras do FIEs são bem específicas sempre em relação ao FIES e as portarias não dão detalhes das modalidades II e III que é o P-FIES que já tratei nesse outro post.

Como sabem, o P-FIES é financiado por bancos privados e alguns de incentivo das regiões norte e nordeste. Teoricamente, eles teriam juros maiores do que o da modalidade I, o qual é zero.

Apesar do FIES ter juros zero, há incidência da cobrança de taxas administrativas e seguro prestamista, que é o seguro de vida que eu acredito que deva se estender também para a fase de amortização, depois de formado pois, pela lógica, há saldo a ser assegurado mesmo depois de formado, mas recomendo que verifiquem isso no contrato do banco.

As perguntas sobre o P- FIES são:

O P-FIES precisa de fiador?

A resposta é sim, mas as portarias, diferente de como está especificado no FIES, deixa os bancos à vontade para fazer as exigências que quiserem.

O P-FIES vale a pena?

Bom, teoricamente, as AFOCs, agente financeiros operadores de créditos, que são os bancos privados, cobrariam juros maiores do que os oferecidos pela CAIXA mas, pelo menos no semestre anterior, o Pravaler da Ideal Invest ofereceu juros zero. O que tenho certeza que foi subsidiado pelas instituições de ensino ou compensado na forma de taxa administrativa.

O P-FIES tem lista de espera?

Essa foi uma das poucas mudanças neste processo seletivo do FIES. Não haverá lista de espera. Acredito que será para haver maior agilidade na contratação e alunos não deixarem de contratar porque os primeiros não se decidem. Daí surge a outra dúvida.

Se eu não quiser o P-FIES continuo na lista de espera do FIES tradicional?

Não posso afirmar mas, inscritos do meu canal, no processo seletivo do semestre anterior, não assinaram o P-FIES e depois foram chamados no FIES.

Se a renda per capita for de 3 a 5 SM é certeza que a única chance do estudante é a do P-FIES mas se a renda for de até 3SM, pensem comigo:

Não lhes foi dado opção de concorrer apenas ao FIES, portanto, não tem como ser excluído da lista do FIES, não concordam? sem falar que na Lesgislação, o P-FIES só seria oferecido para renda per capita entre 3 e 5 SM.

O P-FIES financia 100%?

De novo afirmo que não tenho acesso às mesmas informações que os estudantes, mas conheço quase todas as modalidades de financiamentos estudantis das faculdades privadas; eu mesmo fui responsável por criar, do início ao fim, um programa de crédito educativo próprio de uma grande universidade.

Assim, estou certo que um programa desse tipo visa:

1- receber uma quantia aceitável mensalmente;

2- medir capacidade de pagamento do estudantes para que os próximos contratos sejam renovados

3- ter garantias de que a dívida será quitada depois de formado.

Com, isso, acredito que não haverá financiamento maior do que 50%.

O que deve ser avaliado na hora de contratar o P-FIES?

Se você foi chamado para o P-FIES, entendo que o mais importante seja comparar as obrigações do P-FIES com as do FIES para tomada de decisão baseada em duas opções: esperar o FIES ou assinar já o P-FIES.

Assim, devem, além de ler o contrato, você deve perguntar o seguinte:

  1. Há cobrança de juros?
  2. Qual é a taxa administrativa cobrada mensalmente? ela incidirá também após a formatura?
  3. Qual é o preço do seguro de vida? ele também incidira depois de formado e até a última parcela?
  4. Qual será o índice de correção monetária do seu saldo devedor anual com o FIES?
  5. Qual é o índice que aumentará as anuidades e qual é o limite de aumento anual?

Tendo essas respostas, verifiquem as condições do FIES na modalidade 1 com alguém que tenha sido comtemplado, comparem e tomem a decisão.

Mas pelo amor de Deus, não façam um curso apenas por fazer ou porque conseguiram o FIES. Assistam o que penso sobre isso neste vídeo.


    5 replies to "P-FIES vale a pena?"

    • P-FIES - Volte aos Estudos

      […] O P-FIES vale a pena? […]

    • Maria Fernanda Maia Corrêa

      Olá tudo bem? Bom, eu queria saber se eu poderia concorrer ao P-fies sendo que tenho uma bolsa de 50% pelo ProUni (queria financiar a outra metade)?
      E esse P-fies pagamos ele só depois que terminarmos a faculdade? E em relação aos juros, são muito altos?

      • ivantrig

        Olá.
        O P-fies, depende do curso, se for concorrido, as taxas costumam ser maiores.
        Mas porque procurar o P-FIES e não o FIES? é por causa da renda percapita estar entre 3 e 5SM?

    • Ingrid Silveira

      Olá. Tudo bem?
      Gostaria de saber se consigo me inscrever só no p-fies, uma vez que não fiz o enem e não consigo me candidatar ao fies. Verifiquei que pro segundo semestre de 2020 será possível se inscrever pro p-fies sem ter feito enem.

      • ivantrig

        o p-fies acabou, pode vir alguma novidade em substituição mas nada divulgado ainda. Assista a este vídeo que postei hoje: https://youtu.be/5U5XAl65yBc

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.